DIRECTORIO MUNDIAL DE LITERATURA, HISTORIA, ARTE Y CULTURA          

Aurineide Alencar de Freitas Oliveira

Brasil
 
Aurineide Alencar de Freitas Oliveira, nascida em Catolé do Rocha Pb, professora aposentada, na rede estadual de Mato Grosso do Sul. Habilitada para o Magistério de 1º grau. Formada no curso de Letras, Pós-graduada em Metodologias do Ensino Superior, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Especialista em Educação e mestra em Ciência da Educação. Iniciou a carreira do magistério no ano de 1986 como professora substituta e assumindo oficialmente no ano de 1990,a qual sempre defendeu a Literatura de Cordel como um meio facilitador no processo da Lectoescrita, levando essa técnica para dentro da sala de aula.
Recebeu os seguinte títulos:
Em 1982-Conclusão do 1° Grau, na E. E.de 1° Grau Professor Agnelo Amorim Filho. 1986-Título Profissional Habilitação para o Magistério: Professora de 1ª a 4ª Séries, na E, E, de 1º e 2º Graus Scila Médici, onde já deu inicio a sua carreira como professora. 1989- Títulos de Licenciatura em LETRAS- 1° Grau na UNOESTE. 1993-Título de Licenciatura Plena, Habilitação: Português/Inglês e respectivas Literaturas na FIFASUL. 1994-Especialização em Metodologia do Ensino. (FIFASUL). 1994-Pós Graduação em Metodologia do Ensino Superior. (FIFASUL). 2014- Especialista em Educação. (UNIBE).  Mestra em Ciência da Educação. (UNIBE).  Academia Douradense de Letras- ADL. Academia de Letras do Brasil seccional Mato Grosso do Sul. Membro Correspondete na Academia de Letras de Teófilo Otoni/MG. Curso de Língua espanhola- Nível básico.2016-  DIPLOMA DE MÉRITO FUNCIONAL,2017- Título de Embaixadora da Paz pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix. (France & Suisse), Título de Cidadã Douradense.( Recebido pela presidente da Câmara a vereadora Daniela Hall). 2019 _Recebeu Diploma de membro da Academia Feminina de Letras e Artes do mato Grosso do Sul (AFLAMS), Certificado de membro correspondente da Academia Rio Grandense de Literatura de Cordel(ANLIC).
Membro União Brasielira de Trovadores.
       Participu de cursos recebendo os seguintes certificados.:
Em 1999-Participação na V Parada Pedagógica Scipione. (Leitura e Produção de textos).2000- Prevenção  contra AIDS/DROGAS/DSTs.Programa de Capacitação do P.D.E. (Ministrado pela Universidade Federal de MS).2004-Atuou como mesário nas Eleições de Mato Grosso do Sul.Concluiu o curso de Capacitação de Professores da Metodologia da Avaliação. (E. E. Ramona da Silva Pedroso).2005-Participação no curso INTEL EDUCAÇÃO PARA O FUTURO ( SENAI ).Participação no PROJETO O PROGRESSO NA EDUCÇÃO, ensinando a ler o mundo. (O PROGRESSO).Participação no Minicenso Sócio Econômico- Ação do Plano Municipal de Educação.2008- Participação na Olimpíada de Língua Portuguesa- Escrevendo o Futuro.2009- Participação do curso HUMANIZAÇÃO DO ENSINO INTEIRADOS ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.2011- Participação em Curso de Elaboração de Projetos.2012-Formação continuada para professores 1º a 5º ano Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática.
Participação na Atividade de pesquisa para Validação da Matriz de Referência da Prova Docente.Formação Continuada para Professores de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática.2013- Formação Continuada para Professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática.Formação Continuada para Profissionais da Educação da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul: Reflexão e Ação no Contexto Escolar.
Participação no Worquishop ( Assunção-Py) em “Metodologia e Ética na Pesquisa e na Produção Acadêmica”. Participação da conferência de abertura “ A função social da literatura”, da II FEIRA DO LIVRO E DA LEITURA DE DOURADOS e VIII PROLER: LER O MUNDO.“Letras-traçados e memória” II FEIRA DO LIVRO E DA LEITURA DE DOURADOS e VIII PROLER: LER O MUNDO.Particpação no Workshop “DISSERTAÇÕES E TESES: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS”. ( Assunção- Py).2014- Curso “DISCIPULADO” realizado pela ABAC,( Água Boa Associação Comunitária- Rádio Boa Nova FM- Dourados/MS). Responsabilidade Social em diferentes áreas do conhecimento. Assunão-PY.Metodologia e  Ética da Pesquisa. Assunção-PY (IDEIA)Avaliador da Comissão julgadora da Olimpíada de Língua Portuguesa.2016- II Semana Acadêmica Integrada (SEAI).Palestrante. Literatura de cordel,2017-Ministrando a Oficina: Literatura de cordel. (IFMS)- Dourados-MS CASA DA AMIZADE. Dourados- MS.2017-Dissertante no XIV Encuentro de Escritores del MERCOSUR, Hernandarias- PY.
A carreira literária recebeu os prêmios:
Troféus e medalhas:2012- II Concurso Nacional “ALACE Valoriza A Cultura” (1º Lugar em Trovas).2014- Medalha de Membro Correspondente na Academia de Letras de Teófilo Otoni/MG.2015- Medalha de 1º lugar-I Prêmio Livraria do Escritor. Dourados, cidade de todos os povos e todas as cores.2017- Brazilian Peace Literature Sustainability And Arts (Associação Internacional de Poetas).
Certificados: 2012-Certificado de Participação no 7º Concurso On –line e 1º Concurso Licinho Campos de de poesias de Amor.II Concurso Nacional “ALACE Valoriza A Cultura” ( 1º Lugar em Trovas).Catálogo da Literatura Brasielira.2013-Participação Especial no Concurso de Poesias Carlos Cesar( Moji Guaçu).Participação no II Compozagão.( Concurso de Poesia em homenagem ao Gonzagão.Participação na XIII Semana do meio Ambiente XVI Eco Dourados. Com apresentação do cordel: Meio ambiente.Prêmio Literacidade 2013-Poesia. Obteve destaque especial com o soneto “ A Rua “.Prêmio Literacidade 2013-Poemas Avulsos. Obteve menção especial com o poema “Depois da Chuva”.
Prêmio Literacidade 2013 Poesias. Obteve menção especial com o soneto “ Cidade Vermelha”.Participação no III Concurso de Poesias Palavras de Luz com o tema “A FÉ MOVE MONTANHAS”! Com o poema: O poder da fé. Participação de Pré- Lançamento do livro Nas Veredas do cordel na UFGD, durante o PROLER.Dissertações e teses: Aspectos teóricos e metodológicos. Assunção-PY. (IDEIA)2014- I concurso Nacional Justiça e Igualde Social. Palavras de Luz. Em busca da Paz. Moção Legislativa.Vereador Elias Ishy.(Pela posse na ADL)2015- Introdução ao cordel.Buzero.com Tributo a Delfina Acosta.Constancia. Hernandarias/PY Antologia poética internacional.. Poem: O poder de uma mulher.XXI MOSTRA INTERNACIONAL DE POESIA VISUAL. ( Miragens).Prêmio Literacidade. Poema: Contando a vida.2015- Concurso Literário METACANTOS. Poema: A luta com as palavras.Prêmio Literacidade. Livro: Embrenhando-se em cordel. Prêmio Literacidade. Poema breve. Quão ImPORTAnte.II Concurso Literário Icoense. Cordel.Santuário Nossa Senhora Perpétuo Socorro.XI encuentro de escritores del MERCOSUR.- Missiones/ Argentina.Prêmio Literacidae/prosa- conto. ( Se o pé de cajarana falasse).I Prêmio literário LIVRARIA DO ESCRITOR.2016- IX muestra internacional de cartas y poemas de amor. Evento: Homenaje a la Mujer. Poetas de facebook.Além das Montanhas. Prosa. (Buscando as origens).IX muestra Internacional de cartas y poemas de amor y amistad. (Peru) Nicomedes Santa Cruz. Cajamar. Peru. Amiga da ABT. ( Academia Brasileira de Trova). Mérito Cultural ABT.(Academia Brasileira de Trova) Homenagem a Clóvis Beviláqua. Cordel.XII concurso de trovas. Maranguape-CE. ( trova- grana)XII concurso de trovas de Maranguape- Ce. ( trova- Jesus Cristo).Evento: Escribiendo por los ninhos. Poetas de facebook  El arte de vivir del arte. XII encuentro de escritores del MERCOSUR. Hernandarias- PY.
Moção Legislativa- Dourados/MS.(todos os vereadores, pela participação em Evento Internacional de Escritores). VI Concurso Nacional de Poesia do Projeto PALAVRAS DE LUZ.2017- Portal Cen. Cá estamos nós. Portugal- Brasil,Curso Virtual de poesia em trova. VI concurso literário; LITERATURA DA NATUREZA.2017- VI concurso literário Oliveira Caruso. Certificado de participação na Antologia Criticartes.Don José de San Martín y lá independencia Americana: 200 años. (PERU),Festival Literário Internacional de Dourados,Sarau da Morena- Campo Grande/MS,Alternativo Navegando nas Poesias. Palavras de Luz/Tema: Natureza.VII Festival da Cultura Icoense, terceiro lugar na categoria “cordel” 2018- Mil poemas a la paz y felicidad de la humanidad. (Isla Negra- Chile).
Participação em Antologias Literárias e afins:2012- Versos Enamorados. Poema: “Esquecida na caixa” (Editora Literacidade)“Nascendo Poetas”Poemas: A divisão,Belezas do MS,Divulgando a Erva Mate, No mundo do Pantanal.(Editora Seriema).2013-Cidade 10. Poemas: A neta, Saudades do pai, Exemplo de mãe. Faxina mental. (Editora Literacidade),Palavras Desavisadas de Tudo. Poemas: Duas bisas, Guiado pelas estrelas. (Editora Scorteci).Cidade 9-Poema: Cidades opostas. (Editora Literacidade). Memórias de uma noite fria.Poemas: Amor eterno,Dois casamentos e um único amor, Primeiro milagre, Último encontro( Editora BigTime Professores não só ensinam, eles também escrevem. Poemas: É preciso mudar, Moreno, Ser diferente é gente, Sem limites, Doando com fé, Assim é um professor. (Editora Big Time) Mosaico. Poemas: Moreno, Sem limites,( Editora Big Time ).
 100 Poema 100 Petas. Poema: Nas redes sociais ( Editora Literacidade),Sob os sinos do Natal. Poemas: Natal de esperanças, O ciclo, O presente de Natal, Um coração de criança. ( Editora Literacidade ),Poemas e Sonetos. Poemas: Depois da chuva, Cidade vermelha, A rua. ( Editora Literacidade ), Cantos Seletos- Poemas: Assim é um professor após vinte e cinco anos. Pobre do professor, O casamento, Inspiração (Editora Literacidade), Palavras de Luz. Poema: O poder da fé.( Santuário N. S. Perpétuo Socorro, Campo Grande/ MS).É assim que quero ler. Poemas: Ramona.Quero ter um mundo limpo.Consumidor consciente cuida do ambiente.Água é quem dá vida.2014- Agenda Literária 2014.Trovas: alegria, amizade, Deus, gratidão, saudade, burrice,( Editorra Literacidade), Incertezas e suas fragilidades-Poemas: Primeiro milagre e Amor eterno,Almas Letras e corações femininos. Poemas: Sou humano, o que basta é ser feliz. Nova identidade da mulher. Medo desmedido afasta bênçãos e um coração de criança.Para amar em todos os tons. Poema: Uma noite e nada mais. Justiça e Igualde Social. Poemas: Paz é obrigação. O valor da amizade.Contos e Crônicas. Conto: Se o pé de cajarana falasse. Palavras de luz.Em busca da paz. Poema: A paz está em Jesus.2015- Prêmio Literacidade 2015.Poemas: Contando a vida. Quão importante. Palavras de Luz. É tempo de esperança. Poema: Jesus, esperança de salvação.Primeiro prêmio literário Livraria do escritor. Dourados- cidade de todos os povos e de todas as cores. Poema. Riqueza do cone sul. Cantos ao Natal. Poemas: O Rei dos reis. Olhe a sua volta.2016- Palavras de Luz. Amor que salva. Poema: Deus é o amor maior.Metacantos. Poema: A luta com as palavras.                                                                                                                                                                           2017- Elos Literários. Poema: Pequenos humanos. Antologia Criticarte. Poemas: Tomada de atitude. A mulher é: diferente e especial. Palavras de Luz- Natureza.
2018- FESTIVAL: vamos Fazer Poesia. ( Volume 5)
Antologias Internacionais:2015- Tributo a Delfina Acosta. Poemas: O poder de uma mulher. Caminhos deleitosos. Mulher quase perfeita.2015- Antología Poética Internacional Mujeres y sus PlumasII. Poemas: Elo de amizade. Viver apesar de tudo. Pensando em vencer. Poesía és Dios. A chama do amor.2016- Antología Poética Internacional Mujeres y sus PlumasIII. 2018- Mil poemas a la paz y felicidad de la humanidad. (Isla Negra- Chile).
Revistas:2014- Revista Letras e Artes, Nº 01. Poema: Inspiração.Revista Letras & Artes, Nº 03- 7 cadeiras. 2015- Revista literária da Academia de Letras de Teófilo Otoni. Café-com-Letras. Poema: Caminhos de paz.
Antologia on-line:2013- Mil poemas para Gonçalves Dias. Poemas: Versos na memória, Paixão, Último suspiro, Origens. (Dilercy Aragão Adler).2014- Revista Diversifica on-line. Edição 002.
Autora de livros:2013-Nas Veredas do cordel,2014- Vida em Versos
2015- Mato Grosso do Sul nas asas do cordel. 2016- Pescador de cantos. Embrenhando-se em cordel.
94 Folhetos de cordel:
Forma a dupla ÓXENTE & TCHÊ com a escritora Odila Lange.
Suas obras foram divulgadas no Brasil, Chile, Paraguai e Argentina.